domingo, 20 de janeiro de 2013

Dakar dia 14 - Varela vence a última etapa



Reinaldo Varela conseguiu hoje a terceira vitória consecutiva em uma etapa do Dakar 2013, competição terminada esta tarde em Santiago do Chile; na classificação do grupo UTV o brasileiro obteve a terceira colocação, sendo que o vencedor foi o francês William Alcaraz (64h53m22). Entre ele e Varela (66h19m27) ficou a dupla formada pelos franceses Nicolas Duclos e Sébastien Delaunay. Na classificação geral do grupo automóveis o primeiro lugar ficou para Stèphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, também da França. Foi a quinta participação do piloto do Divino Fogão Rally Team no rally mais famoso e longo do mundo e a primeira em que competiu sem auxílio de navegador.


A etapa de ontem, entre La Serena e Santiago do Chile começou com Varela liderando a primeira parcial com seu Can-Am Commander, pouco à frente de Duclos e Delaunay; apenas quando as duas tripulações iniciavam o terceiro trecho é que Alcaraz completava a fase inicial, atraso que gerou uma reação da dupla vice-campeã. Tudo não passou de um brilho fugaz: o piloto do UTV 350 simplesmente explorou a grande vantagem que tinha sobre seus adversários, deixando a grande disputa da prova entre Varela e a dupla Francisco Lopez Bailart (Chile) e Sebastián Vergnolle (Argentina) como a grande atração da segunda e decisiva semana da competição. 

Nas últimas cinco etapas o brasileiro fez uma recuperação notável e descontou cerca de três horas de atraso em relação a Bailart e Lopez, que foram relegados ao quarto lugar. Na chegada a Santiago, após uma jornada que se estendeu por 15 dias e mais de 8 mil km, o campeão mundial de rally cross country na categoria T2 comentou sobre a experiência inédita:


"Posso dizer que foi uma aventura inesquecível esta participação solo em uma prova tão exaustiva quanto o Dakar. Para quem sempre competiu em dupla e deixava a navegação para o meu companheiro de equipe acredito que me saí bem, mas não sei se encararia novamente esse desafio, pelo menos por enquanto não penso nisso!"


Hoje Reinaldo Varela sobre a rampa montada em frente ao Palácio de La Moneda, região central de Santiago do Chile, onde recebe seu prêmio pela participação no Dakar 2013. A partir de segunda-feira, já em São Paulo, o brasileiro volta sua atenção para sua campanha deste ano da Copa do Mundo da FIA de Rally Cross Country, onde vai defender o título conquistado na última temporada e ao lado do navegador Gustavo Gugelmin. 

Resultado final da modalidade UTV no Dakar 2013

1) Williams Alcaraz (França), Polaris, 57h57m19, 40º colocado na geral;
2) Nicolas Duclos (França)/Sèbastien Delaunay (França), Polaris, 64h53m22, 55º; 
3) Reinaldo Varela (Brasil), Can-Am Commander, 66h19m27, 58º;
4) Francisco Lopez Bailart (Chile)/Sebastián Vergnolle (Argentina), Can-Am Commander, 67h38m05;
5) Martha Mariño (Colômbia)/Carlos Bustamante (Colômbia), Can-Am Commander, 89h21m14;
6) José Antonio Blangino(Argentina);Adriana Andreani (Argentina), Polaris, 90h39m21;
7) Pablo Donoso (Chile)/Juan Pablo Cerdá(Chile), Can-Am Comannder, 102h27m12

Nenhum comentário:

Postar um comentário