quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Audi recebe dois prêmios americanos pelo carro que dispensa motorista



As tecnologias desenvolvidas pela Audi estão sendo aplaudidas por inúmeros profissionais norte-americanos. A revista “Popular Science” nomeou um sistema inovador da fabricante alemã como o “Produto do Futuro”. A equipe editorial reconheceu significativamente a evolução apresentada pela Audi no Consumer Eletronic Show 2013 (CES), maior evento de tecnologia do mundo, apresentado nos Estados Unidos, Las Vegas.

A Audi recebeu inúmeros elogios e também foi eleita como a “Melhor Tecnologia Automotiva” da CES, deste ano, pela especialista “The Verge”. “Ambos os prêmios reconhecem o nosso árduo trabalho de desenvolvimento. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca Ricky Hudi, chefe de desenvolvimento de tecnologias da Audi.

O sistema está entrando em fase prática. A marca alemã começou a equipar um parque, em Ingolstadt, com todos os recursos necessários para os testes finais. Com esta nova tecnologia, os carros poderão fazer manobras de forma autônoma dentro e fora de estacionamentos. O motorista aciona a função com o auxilio de um aplicativo para smartphone. O computador central, da própria garagem, irá guiar o veículo por meio do sistema WLAN (Wireless Local Area Network) para o espaço mais próximo disponível.

Sensores a laser no estacionamento serão responsáveis por captar os movimentos do carro. Posteriormente, o computador central processará essas informações que, juntamente com os dados da deslocação do veículo, irão encontrar sua exata posição. Ele também terá um mapa da área de toda a garagem e das vagas estarão ocupadas. Essas informações serão utilizadas para o planejamento da rota que será feita, garantindo assim, que não haja nenhum obstáculo durante a trajetória. O carro também faz o monitoramento de seus arredores através de doze sensores de ultrassom, os quais, futuramente, terão como aliadas quatro câmeras de vídeo.  

Ademais, a Audi está trabalhando uma série de tecnologias para esses carros sem condutor. Eles não irão apenas ajudar o motorista em estacionamentos, mas também em engarrafamentos e manobras em vagas estreitas, sempre quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário