segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Centro Educacional para Motociclistas é inaugurado em São Paulo



Em uma iniciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Abraciclo, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, CET, e apoio da Prefeitura de São Paulo, foi inaugurado ontem, na Zona Leste da cidade, o primeiro Centro Educacional Paulistano de Motociclistas, CEPAM.

A frota circulante de motocicletas da cidade de São Paulo está próxima de 1 milhão e, ao contrário dos carros, está em franco crescimento.  Além de opção de lazer, a motocicleta se tornou alternativa real de sustento e de transporte das classes C, D e E, além de ser objeto de inclusão social.

 O CEPAM visa criar ações educacionais, preventivas e treinamentos de aprimoramento de técnicas de pilotagem com segurança para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro e harmônico.

Lá, serão realizados Cursos de Pilotagem Segura e cursos para iniciantes e pilotos com pouca prática. Além dos cursos práticos e teóricos, o local será aberto também para palestras, exposições, debates, funcionando quase que como um clube.  Edições do Moto Check-Up também serão realizadas no local.

O local contará com instrutores experientes como Da Silva e Ademir Cortez, com vasta experiência no ramo, já que há muitos anos dão aulas no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito, CETET, para aproximadamente 200 alunos/mês.

Além da participação direta da ABRACICLO, que tem como associados 11 fabricantes de motocicletas, Honda, Yamaha, Dafra, Harley-Davidson e BMW doaram um total de 20 motocicletas que serão utilizadas pelos alunos.  No total, todos os associados investiram 520 mil reais no projeto.

 Marcos Fermanian, o presidente da ABRACICLO, disse que "essas ações visam o respeito e a convivência amigável nas vias paulistanas para que possamos alcançar, em um futuro próximo, a tão almejada paz no trânsito.  Esperamos que o CEPAM seja exemplo para outras cidades; e ficamos na expectativa de colher, já no próximo ano, um balanço favorável dos resultados.  Estaremos sempre prontos para colaborar com ações que visem preservar vidas, proporcionar a condução mais eficiente das motocicletas e promover uma mudança de comportamento no trânsito."

O Secretário Municipal de Transportes e Presidente do CET, Marcelo Cardinale, afirmou que com as ações que já estão sendo realizadas, São Paulo foi a única capital do país em que houve uma redução do número de acidentes fatais com motocicletas em 2012.  Em números, foi uma redução de 16,2%.   Percentualmente ao aumento da frota, essa diminuição foi de 20%.

 Uma figura importante no movimento pelo uso responsável da motocicleta e pela convivência pacífica entre os veículos de duas e de quatro rodas, que também estava presente, é Gil Almeida, presidente do SINDIMOTOS, o sindicato dos motoboys.  Cabe a ele a missão de convencer aos colegas de profissão de que é importante e vale a pena respeitar a velocidade e as leis de trânsito.

 Em um de seus últimos atos à frente da Prefeitura de São Paulo, o Prefeito Gilberto Kassab falou que "esse Centro Educacional representa mais segurança também para o pedestre, para o motorista, para o ciclista, enfim, mais segurança para todos".

 A criação do CEPAM tem como objetivo atingir 20.000 motociclistas/ano entre todos os eventos.
O primeiro curso está marcado para o dia 07 de janeiro.
Todos os cursos serão gratuitos e os horários bem extensos, inclusive noturnos.
Ele está localizado na Radial Leste, entre as estações Tatuapé e Carrão do Metrô.

Ilana Berezobsky é Supervisora do Departamento de Educação de Condutores da CET.
Nancy Reis, Superintendente de Educação e Segurança da CET

Entidade investiu R$ 520 mil em benfeitorias na infraestrutura do local, que pode atender até 20 mil condutores por ano
A –), inaugura o primeiro CEPAM – Centro Educacional Paulistano de Motociclistas, em São Paulo (SP). O local, que passou por obras de melhorias desde fevereiro deste ano, recebeu da entidade R$ 520 mil em investimentos.
O Centro representa uma iniciativa inédita, que pode motivar outros órgãos e municípios brasileiros, considerando o aumento do uso da motocicleta, em todo o país. A proposta foi criar um espaço dedicado aos motociclistas, voltado ao aperfeiçoamento e conscientização, por intermédio de programas de educação permanentes.
“Esperamos que o CEPAM seja uma referência para os motociclistas e que as ações oferecidas, além de aprimorar o conhecimento e habilidades, possam promover uma mudança de comportamento no trânsito”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Espaço Exclusivo
A finalidade do Centro é promover uma diversidade de programas e eventos educativos focados exclusivamente nos motociclistas. A infraestrutura é composta por auditório, sala de aula, pista de treinamento e espaço para exposições dos mais diversos trabalhos sobre temas correlatos ao universo de interesse do público alvo. Nestas instalações, serão realizadas aulas teóricas e práticas, palestras e debates, entre outras atividades, que possam ampliar conhecimentos e contribuir para a formação de novos valores, repercutindo na prática do compartilhamento saudável entre estes condutores e os demais usuários do espaço público.

De acordo com o convênio estabelecido, a Abraciclo teve a responsabilidade de elaborar o projeto executivo e realizar as obras de adequação, além de ceder 20 motocicletas a serem utilizadas nos treinamentos efetuados no local, por meio de empresas associadas.
A CET responde pela elaboração dos conteúdos técnicos dos programas educativos e pelo fornecimento das condições de manutenção e funcionamento da estrutura física, entre outras atribuições. As duas instituições serão parceiras em diversas ações e atividades. Juntas, as entidades vão elaborar um calendário anual com todos os eventos a serem organizados no local.

A Motocicleta e a Sociedade
Com uma frota nacional superior a 19 milhões de veículos, a motocicleta é hoje o principal elemento de inclusão social das classes menos favorecidas, e graças a ela muitos realizaram o sonho de ter seu primeiro meio de transporte próprio, além da geração de renda e emprego para muitas famílias que utilizam o veículo para exercer atividades remuneradas.
“Para que possamos ter uma convivência pacífica e de respeito mútuo no trânsito, é necessária uma mudança de comportamento de todos os envolvidos, baseada na educação. Com o CEPAM, podemos contribuir para aumentar o conhecimento e conscientizar os motociclistas sobre o papel de cada um nesse ambiente”, comenta Fermanian.
O CEPAM está localizado na Zona Leste de São Paulo, na Rua Vilela (Radial Leste), 572, ao lado da estação Carrão do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário