sábado, 29 de dezembro de 2012

Com desempenho de superesportivo, novo Audi RS6 Avant chega ao Brasil em 2013




Mais inovação, desempenho e leveza: o novo Audi RS6 Avant ganhou importantes diferenciais em relação ao modelo anterior para impressionar ainda mais os amantes dos superesportivos de alta performance. O veículo é mais leve e eficiente que a versão anterior, o que lhe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e velocidade máxima de até 305 km/h. O consumo médio é de apenas 9,8 litros a cada 100 km (10,2 km/l). A perua mais veloz do mundo produzida em série e a primeira a baixar a marca de 4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h será lançada no mercado europeu em meados de 2013 e chegará ao Brasil no final do próximo ano.

O motor 4.0 TFSI, que estreou no ano passado, é um exemplo perfeito da estratégia da Audi de downsizing, na categoria de alto desempenho. No novo RS6 Avant, o V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993 cm³ desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm. O torque máximo é de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A versão anterior, equipada com motor V10 de 5 litros, desenvolvia 580 cv de potência, mas oferecia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (na versão sedã) e torque máximo de 650 Nm.

O novo Audi RS6 Avant oferece alto desempenho esportivo para uso diário, graças ao trabalho da quattro GmbH, subsidiária da Audi AG. A abreviatura RS representa a versão mais potente de modelos de série, equipados com tração permanente e integral quattro. O veículo apresenta dirigibilidade e performance superiores, aliadas a uma aparência discreta para uso cotidiano.

A força da motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores twin-scroll, montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases. O som esportivo do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo.

Motorização e transmissão

Com o poderoso motor V8 biturbo, que acelera o novo Audi RS6 Avant de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,9 segundos, o modelo é o mais rápido do segmento. Na configuração padrão, a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Este número pode chegar a 280 km/h, com o pacote opcional Dynamic, e a 305 km/h, com o pacote Dynamic Plus.

Apesar do alto desempenho, o consumo é de apenas 9,8 litros de combustível a cada 100 km, uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema Star-stop de série e o gerenciamento térmico inovador.

Outra tecnologia de eficiência pioneira no novo Audi RS6 Avant é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor quatro-cilindros até que o motorista acelere forte novamente. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo e fica visível para o motorista por meio de uma indicação no painel de instrumentos.

A tecnologia COD reduz o consumo de combustível em cerca de 5% - uma redução maior, de cerca de 10%, é possível quando o carro é guiado em velocidades moderadas. Rolamentos contra oscilações do motor são usados para compensar as vibrações que ocorrem durante a operação quatro-cilindros.

A eficiência do sistema recebe importante colaboração da transmissão Tiptronic de 8 velocidades, com marchas encurtadas. O câmbio oferece os modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na alavanca seletora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles do volante.

As marchas mais baixas do Tiptronic estão bem espaçadas para garantir a esportividade, enquanto a oitava reduz o consumo de combustível. O modelo vem equipado com tração permanente integral quatro, com sistema de vetorização de torque, e diferencial central autoblocante com valor de bloqueio elevado. Um radiador de óleo regula a temperatura. Se desejado, um diferencial esportivo distribui o torque de maneira contínua entre as rodas traseiras para aumentar ainda mais a estabilidade e agilidade.

O novo RS6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, a suspensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema combina a suspensão a ar com amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select - que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista.

A Audi também oferece a suspensão esportiva mais firme com Dynamic Ride Control (DRC) como alternativa. Este sistema utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em diagonal por dutos de óleo e uma válvula central e que controlam a rolagem da carroceria. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi Drive Select.

Os freios a discos ventilados de alto desempenho tiveram peso reduzido e medem 390 mm na dianteira, com pinças na cor preta. Há ainda a opção de pinças vermelhas e discos de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) vem como modo Sport que pode ser desativado por completo pelo condutor.

As rodas, de alto brilho, são de 20 polegadas com desenho de sete raios duplos. Como opcional, rodas de 21 polegadas disponíveis em três versões: prata de alto brilho, preto polido e aparência de titânio polido. A carroceria tem cerca de 20% de alumínio e inclui numerosos componentes feitos em aço de alta resistência.

Design e interior

O novo Audi RS6 Avant é cerca de 100 kg mais leve que seu antecessor e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível. Numerosos detalhes externos tipificam o caráter RS do modelo, como as aplicações em alumínio fosco, a grade de proteção preta de alto brilho na dianteira, os para-choques com grandes entradas de ar e o spoiler de teto. Na traseira, o difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas conferem o caráter dinâmico.

Dois pacotes de opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e incluem itens como um emblema quattro na entrada central de ar frontal. O novo Audi RS6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização.

O interior do modelo é esportivamente elegante e adaptado ao motorista. Os instrumentos apresentam fundo negro, mostradores brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos esportivos RS.

Um novo recurso no menu do DIS é a luz na câmbio: segmentos verdes são iluminados com o aumento das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão, temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação a condutor.

O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais.

Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcantara e logos RS6 de série. A Audi ainda oferece a opção de assentos de luxo, com função de memória. O compartimento de bagagem tem capacidade para até 1.680 litros.

O novo Audi RS 6 Avant vem com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xênon plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus, soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado.

Outros equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, o controle de cruzeiro, o ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de navegação MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi.

Os opcionais incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva com  Dynamic Ride Control ( DRC). O pacote Dynamic, Dynamic Plus, Comfort também estão disponíveis no RS 6 Avant.

Destaque para o Head-up Display e os sistemas de assistência ao condutor, bem como o som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência. O bluetooth do telefone online  do carro online - complemento perfeito para o sistema de navegação MMI Plus - oferece serviços de conectividade.


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