quarta-feira, 21 de novembro de 2012

F-Truck: cinco pilotos disputam terceiro lugar na classificação final da temporada



O pódio geral do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será definido no dia 9 de dezembro em Brasília (DF), com a décima e última etapa de 2012. A corrida no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet terá foco especial na disputa pelo terceiro lugar na classificação final, que envolve cinco pilotos, cada qual adepto de uma marca diferente. Leandro Totti é campeão por antecipação e Felipe Giaffone já tem o vice-campeonato assegurado.


A etapa brasiliense terá 32 pontos em jogo, divididos entre um pela pole-position, um pela melhor volta, cinco pela liderança no momento da intervenção programada do Pace Truck a um terço da corrida e 25 pela vitória. O sistema de pontuação permite que o terceiro lugar na classificação da 17ª temporada da categoria no Brasil seja conquistado em Brasília por Beto Monteiro, Roberval Andrade, André Marques, Wellington Cirino ou Paulo Salustiano.

Monteiro, pernambucano que defende a Scuderia Iveco, lidera a disputa pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Ele tem 106 pontos, cinco a mais que o paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport. André Marques, da RM Competições, com 95, é o quinto na tabela. Wellington Cirino, da ABF/Mercedes-Benz, com 91, e Paulo Salustiano, da ABF/Volvo, com 77, são os outros que correm com chance de completar o pódio geral de 2012.

Os cinco pilotos competem na F-Truck com cinco marcas diferentes de caminhões. Monteiro, vencedor de duas etapas na temporada, pilota um Iveco. Andrade, ainda sem vitórias em 2012, é piloto de um Scania. Marques é titular de um MAN-Volkswagen, mesma marca que levou seu companheiro de equipe Giaffone ao vice-campeonato. Cirino defende a Mercedes-Benz, marca campeã de pilotos com Totti. Salustiano, por fim, é piloto de um Volvo.

Mercedes-Benz e MAN-Volkswagen vão protagonizar a decisão do título do campeonato de Marcas. Campeã em 2006 e 2008, A Mercedes-Benz lidera o campeonato com 340 pontos. A MAN-Volkswagen, dona dos títulos de 2007, 2009, 2010 e 2011, é a segunda, com 315. Cada marca pontua com três pilotos por etapa e pode alcançar 62 pontos. O campeonato de Marcas foi instituído na Fórmula Truck em 2005, ano em que a Scania foi campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário