quarta-feira, 31 de outubro de 2012

KS já produziu mais de 110 milhões de bronzinas Sputter



Em sua fábrica de bronzinas na Alemanha, a KS Gleitlager já produziu mais de 110 milhões de unidades da bronzina Sputter, sendo fornecedora de equipamento original (OEM) e do mercado mundial de reposição para todos os fabricantes de automóveis e de motores.

A bronzina Sputter de mancal e de biela foi lançada pela KS em 1989, já que a técnica então existente, de revestimento da superfície de deslizamento, mostrou-se limitada para atender o lançamento de novos motores diesel de potência e torque muito elevados, que impunham uma crescente carga específica no rolamento.

Para a criação da Sputter foram analisados e desenvolvidos novos materiais de bronzina, assim como novos processos de revestimento. Resultado: ganhou-se 50% na robustez da bronzina e uma resistência ao desgaste muito maior – sem alteração das dimensões e do material usado.

A superfície especial da bronzina Sputter é criada pelo processo de separação física das fases gasosas e decorre em alto vácuo. Assim, os átomos, que são projetados do material de revestimento (mediante íons acelerados de gás de argônio) se depositam na camada de deslizamento da bronzina.

O tratamento de cada bronzina com o processo Sputter gasta de sete a dez horas - dependendo da espessura da camada deslizante e também em função da complexa limpeza prévia - o que não ocorre na fabricação da bronzina convencional de três materiais.

No Brasil, a versão Sputter está disponível para os motores Mercedes-Benz OM 611 LA, OM 612 LA, OM 457 LA, OM 904 LA e OM 906 LA, nas versões standard e sobre medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário