segunda-feira, 27 de agosto de 2012

3° Ribeirão Auto Collection: Sucesso inevitável!!!

Texto e fotos: Orestes Moquenco

É realmente, carros antigos criam amizades e reforçam outras. Isso mesmo, quando da realização do 3° Ribeirão Auto Collection, em Ribeirão Preto-SP, nas cercanias do Novo Mercadão e promovido pelo Auto Mogiana Clube de Veículos Antigos, mais uma vez, parte da história automotiva nacional e mundial foi contada através da exposição de exemplares raros, deixando boquiabertos os que lá compareceram.Em minha vida jornalística o envolvimento com a imprensa automotiva, desde as grandes corridas de automóvel em Interlagos, São Paulo, passando por disputas envolvendo os saudosos Gordini, lançamentos de muitos produtos, que hoje rodam pelas ruas e estradas do planeta, salões de automóveis, aqui e fora do Brasil e as grandes mostras de veículos antigos, tudo isso ficou gravado em minha memória e muitos dos que encontrei no 3° Ribeirão Auto Collection, participaram de minha existência e também estão encrustrados em meu pensamento. Na ocasião da mostra do Novo Mercadão, conversei com uma infinidade deles e recordações foram inevitáveis. Momentos, passei lá e foram muito bons.

A que saudade de minha juventude, onde parávamos os carros na avenida 9 de Julho, em Ribeirão Preto, sem a menor preocupação com a delinquência que nos assola atualmente.Por isso comentei que encontros como os de sábado e domingo, 25 e 26 de agosto, fazem muito bem à saúde. Os amigos de ontem, em sua maioria, de cabelos brancos ou sem, corpo não tão escultural e às vezes precisando de uma restauração, foram chegando e os bons momentos de antigamente seguiam relembrados. Não haveria local melhor do que uma exposição de carros antigos para se conversar dos momentos vividos décadas atrás. E foi o que realmente aconteceu, cercado de mais de trezentas raridades, a conversa correu solta. 

Verdadeira mistura de colecionadores, restauradores, apreciadores do Antigomobilismo e palpiteiros em geral. Receita com medidas certas e nos dois dias do evento, como o Auto Collection, em sua terceira edição, visitantes de Ribeirão Preto e de outras cidades de nossa região, puderam apreciar destaques como um Ford Thunderbird 1958, de extravagante cor rosa, o Dodge Polara Canadense 1966, exemplar raro entre os expostos e se estou bom de memória, único existente no Brasil, Cadillac Sedan DeVille 1961, Studebaker Champion 1953, Berlineta Interlagos 1964 e outros como uma Maserati 6 cilindros 1974, um Porsche Turbo 1975 e um raríssimo Jaguar E-Type V12 1974, como se tivessem saído das respectivas fábricas e de quebra, um belo Rolls-Royce 1981 Silver Spirit. 

Vários muscle cars, representados por impecáveis Mustang 1966 e 1967, claro que eles não podiam faltar e deram o ar da graça, embelezando e deixando a mostra ainda mais valorosa. Muitos carros expostos ali, entre eles, os Ford 1931, 1929, 1928 e 1932, também em não menos excepcional estado de conversação, grande quantidade de exemplares nacionais, também em bom estado de conservação, ajudaram a contar a história automotiva brasileira. Um show para ficar gravado na retina daqueles que curtem o Antigomobilismo. Foram dias que ficarão tatuados na memória dos que lá compareceram. Sem medo de errar, o clube organizador, tomou todas as providências para que o evento transcorresse na mais perfeita ordem. E conseguiu. Parabéns a todos e tirando o que só os antigomobilistas sabem, por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário