sexta-feira, 20 de julho de 2012

Versões com câmbio automático tem participação crescente no mix de vendas da Renault



A Renault do Brasil é atualmente uma das marcas que oferecem maior número de opções de modelos com câmbio automático. A estratégia de dar um descanso ao pé esquerdo do motorista vem surtindo efeito, e os consumidores brasileiros vão descobrindo as vantagens do conforto proporcionado por este tipo de transmissão.Além dos benefícios para o motorista, principalmente no trânsito dos centros urbanos, os modelos com câmbio automático comercializados pela Renault no Brasil proporcionam mais um conforto, dessa vez, para o bolso. Os modelos Sandero e Logan, por exemplo, são os modelos com caixa automática estão entre os mais acessíveis dos seus respectivos segmentos.


O Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático tem preço sugerido a partir de R$ 41.350,00, enquanto a versão manual, equipada com motor 1.6 8V Hi-Torque, é comercializada a partir de R$ 38.100,00. Já o Logan Expression 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático tem valor de tabela a partir de R$ 38.390,00. Já a versão manual, com motor 1.6 8V Hi-Torque e o mesmo nível de equipamento, sai por R$ 35.140,00. Os modelos Sandero e Sandero Stepway, ambos equipados com câmbio automático, demonstram bem o sucesso desse equipamento. Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas das versões automáticas do Sandero e do Sandero Stepway corresponderam à 10% e 20%, respectivamente, do total vendido. Já o volume de Logan Automático comercializado corresponde a mais de 5% das vendas totais da linha Logan. Ou seja, números superiores a média de vendas de veículos com caixa automática nesse segmento, que é de 5%. Voltado principalmente para o pesado trânsito urbano, que exige trocas constantes de marcha, o Sandero Stepway com câmbio automático é equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve 112 cv com etanol e 107 cv com gasolina. O modelo tem preço sugerido de R$ 44.440,00, já o Stepway com câmbio manual, com o mesmo nível de equipamento, é vendido por R$ 41.660,00. 

“Considerando que Logan e Sandero são carros de segmentos mais acessíveis, tais números se tornam ainda mais significativos e mostram que a Renault está no caminho certo, ao oferecer mais opções aos clientes”, opina o vice-presidente comercial da Renault do Brasil, Gustavo Schmidt, que faz questão de ressaltar que os modelos da Renault contam com câmbios totalmente automáticos e não semi-automáticos ou automatizados, como os oferecidos pela concorrência.Os números positivos confirmam isso. No primeiro quadrimestre de 2012, cerca de 70% das unidades comercializadas do sedã Fluence saíram de fábrica com o câmbio CVT X-Tronic e, na linha Duster, a participação do câmbio automático ficou em 25%. 


Câmbio CVT X-Tronic: aceleração progressiva e sem trancos
Já o Fluence é dotado de equipamento ainda mais sofisticado. A transmissão continuamente variável (CVT) do sedã foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Aliança Renault-Nissan e proporciona uma troca suave de marchas, sem trancos, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando-se em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.Produzida pela empresa Jatco, pertencente à Aliança Renault-Nissan, no México, a caixa de câmbio oferece opção de troca sequencial de seis marchas. Com toques sucessivos para cima e para baixo na alavanca, as marchas são trocadas, opção que deve agradar principalmente àqueles que gostam de uma direção mais esportiva.

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