sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mecânica Online- Tarcísio Dias -Traduzindo o automóvel


Por: Tarcísio Dias

Comfort Blinker, Tilt Down, Emergency Stop Signal,Trunk High Floor. Entenda o que significa os novos termos que chegam com o lançamento do Novo Gol e Novo Voyage ao mercado

A cada dia o automóvel vai recebendo inovações e tecnologias que permitem entre outros ganhos mais segurança, confiabilidade, conforto e facilidade na condução. Agora, você sabe traduzir os termos que muitas vezes são definidos para essas novas funcionalidades?Vou aproveitar o lançamento dos novos Gol e Voyage que acontece nesse mês de julho para ajudar você a entender melhor os novos termos, conceitos e funções. Vamos lá! Basta o motorista realizar um simples toque na alavanca de seta, indicando a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente, para que o sistema acione a seta por três vezes seguida, indicando a intenção de troca de faixa. Algo inédito nas categorias do Novo Gol e Voyage no mercado brasileiro e que recebe o nome de “Comfort Blinker”.

Outro recurso que é novidade no segmento do Gol e Voyage é a função "tilt down", presente em modelos como Polo e Golf, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.Já o Novo Voyage agora pode ser equipado com o recurso do piso elevado do porta-malas. Esse sistema funcional, que permite a melhor distribuição de malas e aproveitamento do espaço do bagageiro, é semelhante ao utilizado no Passat Variant e é outra exclusividade no segmento.
Denominado “Trunk High Floor”, ele permite um segundo nível no bagageiro, de forma que é possível acomodar objetos tanto embaixo quanto em cima dessa divisória, o que facilita muito a vida em situações corriqueiras do cotidiano. Nos supermercados, por exemplo. Com o piso elevado é possível separar os pequenos objetos e acomodá-los sob a tampa, para que estes não se espelhem pelo porta-malas. Já os volumes maiores podem ser alocados sobre a tampa.Esses são apenas alguns exemplos das novidades e suas definições. Para terminar garantindo a segurança de todos surge o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. 

Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente, sinalizando ao motorista do carro que vem atrás que o Novo Gol está tendo uma desaceleração acentuada e exige cautela, para evitar colisões. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou, sempre orientando da melhor forma o motorista que vem em seguida. Se o motorista acelerar e tirar o carro da inércia, as luzes de pisca-alerta se apagam automaticamente, sinalizando que o veículo encontra-se novamente em movimento e em processo de aceleração, sem risco para o motorista de trás que trafega na mesma faixa.

MECÂNICA ONLINE

   O trânsito é responsável pela principal causa de morte, entre os acidentes, de crianças e adolescentes até 14 anos no Brasil. Do total de lesões que vitimam a criança no trânsito, a maior parte, 38%, corresponde aos atropelamentos. Para entender os dados mais profundamente, gerar alerta para as medidas de prevenção desta lesão e incentivar a adoção de políticas públicas que visem reduzir estes acidentes, a CRIANÇA SEGURA realizou um estudo tendo como base números de mortalidade de 2010, os mais atuais divulgados pelo Ministério da Saúde.
  Infelizmente o estado de Sergipe foi o campeão em mortes de crianças vítimas de atropelamentos, com taxa de 2,88 por cem mil habitantes menores de 15 anos, seguido de Tocantins, com 2,76, Goiás com 2,50, Santa Catarina, com 2,28 e Alagoas, com 2,20. O Amapá apresentou a menor taxa: 0,90.
    De 22 a 24 de julho, acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo a 12ª edição da Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública – Interseg. Entre os destaques do evento, grandes montadoras como Mitsubishi, GM, Fiat, Troller, Peugeot, Citroën, Renault e Harley-Davidson apresentam veículos equipados e produzidos especialmente para uso policial.
   A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, será a primeira do mundo a produzir o Novo EcoSport. Posteriormente, a nova geração global do EcoSport será produzida também na China, na Índia e na Tailândia. Os países da América do Sul serão também os primeiros entre mais de 100 mercados onde o modelo será vendido. Apresentação para imprensa acontece em agosto.



PERFIL

Tarcisio Dias  Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário