quinta-feira, 19 de julho de 2012

Com a Mitsubishi Sailing Cup, classe S40 muda o cenário da vela na América do Sul



Desde que foi criada, em 2009, a classe S40 já era considerada uma das mais promissoras do século XXI, principalmente após o sucesso da classe HPE 25, com mais de 50 barcos. Composta também por veleiros one design, em um sistema no qual a embarcação que cruza primeiro a linha de chegada é a vencedora, a classe evoluiu de forma muito rápida. Na América do Sul, em especial, o cenário da vela mudou completamente nos últimos anos com os veleiros S40, muito disso em função da realização da Mitsubishi Sailing Cup, organizada pela Mitsubishi Motors do Brasil."Desde que surgiu, a Mitsubishi Sailing Cup está incentivando a classe Soto 40. Hoje, estamos trazendo de volta talentos que fugiam para a Europa. No Brasil, em especial, temos um local muito charmoso, que podemos voltar todos os anos, e a Mitsubishi faz um esforço enorme para isso acontecer. Então, é um momento único para que, além de grandes disputas, se tenha também uma confraternização", afirma Lucas Ezequiel Vescio, secretário da classe Soto 40.





Comprovando a força dos veleiros monotipos na América do Sul, em 2012 foi criado um Circuito Sul-americano da Classe S40. Ao longo do ano, são cinco etapas, sendo duas no Chile, uma na Argentina e duas no Brasil, estas últimas durante a temporada da Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela e Búzios."Este ano, houve a unificação da flotilha sul-americana e, além disso, tivemos a possibilidade de trazer, para a Mitsubishi Sailing Cup, um barco europeu. Isso prova que os países da América do Sul se tornaram lugares muito importantes para navegar, com nível mundial. Além disso, há muitas tripulações de alto nível, com atletas olímpicos e mundiais, o que é fabuloso", exalta Vescio.


Olhar de quem conhece
Outro fator que demonstra a força da classe S40 é a participação de grandes nomes da vela mundial na Mitsubishi Sailing Cup, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, Francisco Bruni, Vasco Vascotto, Eduardo de Souza Ramos, entre outros.

Maior medalhista olímpico da vela mundial, vencedor da Regata Volta ao Mundo e do prêmio ISAF de Velejador do Ano de 2009, Torben lembra da importância do evento para a vela. "Como temos velejadores de alto nível, a Mitsubishi Sailing Cup proporciona o encontro dos novos tripulantes com experiências internacionais. Isso fortalece muito a vela", explica o comandante do veleiro Mitsubishi / Energisa.


O argentino hexacampeão mundial de vela, Mariano "Cole" Parada, é um dos experientes velejadores que compete na Mitsubishi Sailing Cup. "O nível da competição vem aumentando a cada ano. E, agora, com a incorporação de novas classes, o evento atrai outros segmentos da vela, sendo destaque internacional. Para contemplar tudo isso, Ilhabela e Búzios são dois dos melhores locais no litoral brasileiro para se navegar", comenta o tático do veleiro Patagônia, vencedor da primeira etapa da competição na classe S40.

O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25. 

As inscrições para a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup, entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br.

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