quarta-feira, 20 de junho de 2012

Caminhões e ônibus Mercedes-Benz já podem ser abastecidos com biodiesel B20, ampliando ganhos ambientais e econômicosc



A Mercedes-Benz do Brasil anunciou na Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, que os caminhões e ônibus de sua marca, independentemente do ano de fabricação, já estão aptos para o uso do biodiesel B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel).O anúncio foi feito durante evento da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) dentro da programação do seminário da GBEP (Global Bioenergy Partnership), fórum internacional de diálogo que busca apoiar a formulação de políticas públicas para maior utilização sustentável da bioeneO uso de combustíveis alternativos em veículos Mercedes-Benz traz muitas vantagens para as empresas e os operadores de transporte. Graças aos desenvolvimentos já aplicados aos motores da marca, o biodiesel com teor de 20% pode ser utilizado em caminhões e ônibus sem necessidade de modificações no motor. “Além disso, são mantidos a eficiência e o excelente desempenho, com menores emissões e reduzido consumo”, diz Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reforça a confiança da Mercedes-Benz no uso de combustíveis alternativos, que se mostram como opções interessantes, pois não requerem alteração na estrutura da frota atual”.

De acordo com o executivo, outra grande vantagem dos veículos da marca é que eles podem ser abastecidos com biodiesel, diesel de cana (um desenvolvimento pioneiro da marca) e diesel comercial. Ou seja, os caminhões e ônibus Mercedes-Benz são efetivamente multicombustíveis, preservando a qualidade, eficiência, durabilidade e confiabilidade dos produtos. A Mercedes-Benz do Brasil é pioneira nas pesquisas e nos testes com o uso de biodiesel para caminhões e ônibus no País, já tendo realizado mais de 2.200.000 km de testes de operação com biodiesel B20 em ônibus urbanos. “Estamos mostrando ao mercado que o biodiesel e também o diesel de cana são as mais viáveis alternativas de combustível ‘limpo’ para o nosso País”, diz Gilberto Leal. “Mais uma vez, nossa marca indica o caminho a seguir, consolidando também um trabalho de parceria na busca por soluções sustentáveis”.Atualmente, misturas até B5 (teor de 5% de biodiesel) são utilizadas normalmente em caminhões e ônibus, já incluindo os modelos que atendem ao Proconve P-7, sem necessidade de alterações no veículo e no motor. A partir de agora, isso também é válido para o B20, mantendo-se os mesmos níveis de desempenho, consumo e emissões, com destaque para a redução de 35% na emissão de Material Particulado.

Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização do biodiesel são potencializados ainda mais pelos motores com a exclusiva tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, novidade da nova linha de caminhões e ônibus da marca. Atendendo ao Proconve P-7, os  veículos com tecnologia BlueTec 5 reduzem em 80% as emissões de Material Particulado e em 60% as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação à legislação anterior. Para diminuir o volume de emissões de NOx e obter menor consumo de combustível, a tecnologia BlueTec 5 inclui o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva (SCR). O ARLA 32, que é armazenado num reservatório específico no veículo, converte o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água, que são inofensivos à natureza, melhorando a qualidade do ar.

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