sexta-feira, 22 de junho de 2012

ABC DO SOM PARTE 2 - por WELLINGTON MALTA

Wellington Malta expert
em Som Automotivo.


Baffle/Sonofletor  
Gabinete ou painel, geralmente construído em madeira com aberturas, onde são instalados alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor é impedir que as andas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem. Termo utilizado para descrever um painel ou uma caixa cujo objetivo é o cancelamento das ondas sonoras (de fase oposta), projetadas simultaneamente pela frente e por trás do cone do falante. Desta forma, este dispositivo é projetado para absorver as ondas frontais. Sinônimo de caixa acústica.  


Balance Control Controle de Equilíbrio  
Controle utilizando um potenciômetro (resistor variável), que permite compensar volumes diferentes existentes entre os canais de um amplificador multicanal, para que todos entreguem um mesmo nível sonoro em suas saídas.  


Balance Meter Medidor de Equilíbrio  
Medidor destinado a equilibrar os canais de forma que entreguem a mesma potência de saída.  


Balanço  
Balanço ou volume relativo entre graves e agudos ou entre diferentes instrumentos e vozes. Também aplicado à relação de volume entre o canal esquerdo e direito em estereofonia ou entre os quatro canais em quadrifonia.  


Balística (Balistics)  
Termo geralmente relacionado com a velocidade de resposta de um medidor de nível. A balística do medidor refere-se ao tempo de ataque e queda escolhidos e que são determinados tendo em vista o tipo de uso, por exemplo, "medidor de V.U." e "medidor de pico".  


Bandpass Filter Filtro Passa Faixa  
Circuito que só permite a passagem de sinais de freqüências compreendidas entre dois valores estabelecidos.  


Bandwidth Largura de Banda  
Resposta em freqüência de um circuito, geralmente determinada como sendo o intervalo de freqüências compreendido entre as quedas a -3 dB nas extremidades da faixa de passagem.  


Bargraph Medidor de Barras rr  
Tipo de medidor de sinal que emprega uma barra de LCDs (Liquid Crystal Display) ou LEDs para indicação de nível . Muito utilizado em medidores de pico.  


Bass Graves  
Gama de freqüências de áudio situadas abaixo de 2OOHz, aproximadamente.  


Bass Reflex Refletor de Graves  
Sonofletor cuja construção prevê o aproveitamento da energia acústica transmitida pela parte posterior do alto-falante através da ressonância de ar encerrado internamente à caixa, sintonizado por uma abertura no painel. O refletor de graves permite estender a resposta a graves abaixo da que seria normalmente conseguida por uma caixa fechada utilizando o mesmo falante. Técnica de construção de caixas acústicas, onde a caixa é dotada de um duto ou abertura que permite sua ressonância numa freqüência baixa.  


Batimento (Beat)  
Freqüência resultante da mistura de duas outras diferentes.  


BAXANDALL  
Tipo de circuito de controle de tom, presente em amplificadores de áudio. Desenvolvido por P.J. Baxandall e publicado em 1952 na Revista Inglesa Werelen World.  


Bazuca  
Caixa acústica selada com formato de tubo  


Beat (Batimento)  
Freqüência resultante da mistura de duas outras diferentes.  


Belt Drive Transmissão por Correia  
Tipo de transmissão usada em toca-discos analógicos, onde as rotações do motor são transmitidas ao prato através de uma correia.  


Biamplificação Biamping e Biwiring  
Nos sistemas de som mais comuns a rede divisora de freqüências é do tipo passivo e encontra-se no interior das caixas acústicas. Em um sistema biamplificado ( ou triamplificado, tetra-amplificado, etc..) o divisor é eletrônico e colocado antes do módulo amplificador de potência, que passa a acionar diretamente os sonofletores. A biamplificação diminui a distorção por intermodulação, torna mais linear a resposta do sistema e aproveita melhor a potência disponível. Já no sistema conhecido por Biwiring, um mesmo amplificador alimenta um divisor de freqüência situado no interior da caixa acústica com fios separados para os agudos e graves, usado também como forma de diminuir a distorção por intermodulação.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário