quarta-feira, 23 de maio de 2012

O ABC DO SOM - por Wellington Malta (Parte 1)

Wellington Malta



Active Filter Filtro Ativo  
Dispositivo que tem por finalidade eliminar sinais de uma determinada freqüência ou de uma faixa de freqüências acima ou abaixo de um valor limite. Pode ser passivo, quando emprega apenas componentes passivos (resistores, capacitores e indutores), ou ativo.  



Acústica Acoustics  
Ciência que estuda os fenômenos sonoros. Também assim se denomina a característica acústica das salas de audição e outros recintos. É a ciência que estuda fenômenos ligados ao som. É a característica do ambiente que influencia o som que ouvimos.  


AES (Audio Engineering Society)  
Principal organização internacional que congrega os profissionais do áudio.  


AES/EBU (Audio Engineering Society/European Broadcasting Union Standard)  
Série de padrões para a transmissão de dois canais de áudio digital em uma comunicação serial.  


AF  
Abreviação de Audio-freqüência. Faixa de freqüências audíveis ou captadas pelo ouvido humano, compreendendo de 20 a 20.000 Hz, aproximadamente.  


AFC (Automatic Frequency Control)  
Abreviação de Controle Automático de Freqüência. É o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.  


AGC (Automatic Gain Control)  
É o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferenças de nível existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifusão. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos estágios de R.F. e o diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na saída de áudio, um volume constante para todas as emissoras.  


Agudos Treble  
Faixa de freqüências que situam-se na parte mais alta do áudio, a partir de aproximadamente 5 kHz.  


Agulha Stylus  
Pequena e delgada peça de safira ou diamante, com corte geométrico especial utilizada em toca-discos analógicos. É a parte de uma cápsula fonocaptora que percorre os sulcos de um disco tipo Long-Play analógico.  


Agulha Bi-Radial Bi-Radial stylus Agulha Elíptica  
Agulha fonocaptora de seção transversal semelhante a uma elipse, empregando dois raios de circunferência diferentes.  


Agulha Cônica Conical Stylus Spherical Stylus  
Agulha fonocaptora de seção transversal circular.  


Agulha de Corte Cutting Stylus  
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonográficos analógicos durante a fabricação.  


Ajuste de Timbre Pitch Control  
Dispositivo encontrado em mesas reprodutoras, gravadores, softwares de composição, e que permite o ajuste fino da velocidade aparente de reprodução .  


ALC (Automatic Level Control) CAN (Controle Automatico de Nível)  
Circuito que mantém um nível de saída constante para variações do nível de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o nível de gravação constante para variados níveis de sinais captados pela fonte sonora.  


Alnico  
Liga utilizada como imã de alto fluxo magnético para alto falantes  


Alta Fidelidade High Fidelity HiFi  
Equipamentos capazes de reproduzir o áudio com a maior fidelidade possível, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Também conhecidos como equipamentos High-End.  


Alternating Current (AC) Corrente Alternada (CA)  
Abreviação de Corrente Alternada. Tipo de corrente elétrica que muda de polaridade periodicamente. Termo genérico, geralmente usado para designar a alimentação elétrica utilizada nas residências, escritórios, etc.  


Alto-Falante Loudspeaker Speaker  
Transdutor eletroacústico que tem a função de transformar um sinal elétrico em ondas acústicas. Os principais tipos são: subwoofers, woofers, midrangers e tweeters. Transdutor eletroacústico que converte energia elétrica em energia sonora.  


Alto-Falante Coaxial Coaxial Speaker  
Alto-falante composto de um cone para reprodução de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.  


Alto-Falante de Agudos Tweeter  
Alto-falante especialmente projetado para responder às altas freqüências. Pode utilizar cone de papel, plástico ou metais nobres, leves e rígidos. Também são construídos com domos ou fitas (Ribbon) metálicas ou de plásticos especiais.  


Alto-Falante de Graves Woofer  
Alto-falante especialmente projetado para responder às baixas freqüências (consideradas aproximadamente de 20 Hz a 500 Hz. O cone utilizado, embora rígido estruturalmente, possui uma borda bastante flexível para facilitar altas excursões nas freqüências mais baixas  


Alto-Falante de Médios Squawker Midrange  
Alto-falante destinado à reprodução das freqüências médias (consideradas aproximadamente de 500Hz a 5kHz)  


Alto-Falante Eletrostático Electrostatic Speaker  
Alto-falante que utiliza o princípio de funcionamento de uma membrana que vibra quando em presença de um campo eletrostático de alta tensão. Este campo é produzido por meio de uma tensão D.C. extra alta modulada pelo sinal amplificado. Costuma apresentar impedância de entrada elevada e geralmente de carater capacitivo.  


Aluminium cone  
Cone desenvolvido em liga específica de duralumínio, com tratamento químico especial que proporciona uma rigidez diferenciada e muito superior ao cone de plástico ou de papel. Reproduz o som com altíssima qualidade e ou distorção bastante reduzida.  


AM (Amplitude Modulation) AM (Amplitide Modulada)  
Abreviação de Amplitude Modulada. Tipo de transmissão que utiliza o princípio da variação de amplitude de uma portadora de R.F., de acordo com o sinal de áudio do programa a ser transmitido. A radiodifusão em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas médias (MW) ou de ondas curtas (SW). A responsta em freqüência de áudio é limitada indo de 40 Hz a aproximadamente 5 KHz, geralmente as transmissões são monofônicas, embora também haja um padrão técnico para estereofonia.  


AM Supression Supresão de AM  
Característica de um sintonizador em eliminar as variações de amplitude de uma portadora de FM. Estas variações são Interferências de natureza variada e, portanto, quanto mais rejeitadas forem, melhor será a relação sinal/ruído do sintonizador.  


Ambiência  
Característica acústica distinta de um detrminado local.Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem ser sintetizados como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes. Muitas vezes a ambiência é produzida artificialmente pela introdução de efeitos sintetizados eletronicamente.  


Amortecimento Damping  
Processo de controle para a redução dos efeitos de ressonância de forma a evitar distorções e coloração do som. Geralmente é realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mecânicos e acústicos.  


Amostragem Sampling  
Em áudio digital, amostragem corresponde à uma medida da amplitude do sinal tomada em intervalos fixos de tempo. A freqüência de amostragem para o CD é de 44,1 kHz, significando que o sinal é medido 44.100 vezes a cada segundo.  


Âmpere  
Unidade de corrente elétrica  


Amplificação Amplification  
Processo de elevação do nível de tensão dos sinais de áudio de forma a adaptá-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ruído devido ao descasamento de nível e impedância.  


Amplificador Amplifier  
Dispositivo destinado a elevar os níveis de tensão dos sinais de áudio. É muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de potência, ou Amplificador Integrado.  


Amplificador de Potência Power Amplifier  
Estágio de um amplificador de áudio que eleva o sinal de áudio fornecido pelo preamplificador a um nível de tensão e impedância adequados para impulsionar um alto-falante. Também denominado amplificador principal.  


Amplificador em Ponte Bridge Amplifier  
Estágio de potência com configuração que utiliza dois circuitos idênticos em contrafase para aumentar a potência disponível com a mesma tensão de alimentação D.C.  


Amplificador Integrado lntegrated Amplifier  
Usado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de potência. Normalmente é usado somente o termo amplificador para designar este conjunto.  


Amplificador Principal Main Amplifier  
Estágio de um amplificador de áudio que eleva o sinal de áudio fornecido pelo preamplificador a um nível de tensão e impedância adequados para impulsionar um alto-falante. Também denominado amplificador principal.  


Amplificadores  
Equipamento utilizado para aumentar o nível de um sinal elétrico, originado de uma fonte de sinal - toca-fitas/CD, através de um cabo blindado. Podem ser de dois tipos: com fonte chaveada ou com circuito integrado.  


Amplification Amplificação  
Processo de elevação do nível de tensão dos sinais de áudio de forma a adaptá-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ruído devido ao descasamento de nível e impedância.  


Amplifier Amplificador  
Dispositivo destinado a elevar os níveis de tensão dos sinais de áudio. É muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de potência, ou Amplificador Integrado.  


Amplitude  
Amplitude: magnitude instantânea de uma oscilação, como por exemplo, a amplitude de pressão acústica  


Analisador de Espectro Spectrum Analyser  
Equipamento utilizado para monitorar a resposta em freqüência, mostrando os diferentes grupos de freqüências em forma de gráfico de barras horizontais. Os analisadores geralmente empregam grupos de terças ou de freqüências inteiras.  


Analog Digital Converter  
Módulo que converte o sinal analógico para o domínio digital, usado em gravadores digitais e estúdios que produzem fitas e CDs. A informação da forma de onda é medida em cada instante e convertida em um número binário (composto de zeros e uns). Por exemplo, um conversor de 16 bits é capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada mudolação.  


Analógico Analog  
Sinal elétrico no qual a freqüência e o nível variam continuamente em relação ao sinal elétrico ou acústico original. Componente que trabalha com um sinal que é uma réplica do original.  


Anechoic Chamber Câmara Anecóica  
Sala especialmente projetada para o teste de equipamentos sonoros, microfones e alto-falantes, em teoria absolutamente isenta de reverberações. Esta característica é obtida pelo uso de material acústico absorvente.  


Anecóico  
Ambiente sem reflexões de ondas sonoras  


Ângulo de cobertura  
Ângulo que é limitado pelos dois pontos de atenuação de 6dB e tem com vértice o ponto de geração do sinal acústico  


Ângulo de Corte Ângulo Vertical Cutting Angle  
Ângulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a gravação do disco fonográfico analógico) com a normal à superfície do disco no ponto de contato da agulha com o disco.  


Ângulo Vertical  
O mesmo que ângulo de corte.  


Antena Antenna  
Dispositivo para captação das ondas eletromagnéticas nas faixas de radiofreqüência. É composta de componentes metálicos nas mais variadas configurações. Os comprimentos e a disposição dos elementos irão depender das freqüências que se quer receber. Para as freqüências extra altas empregadas por satélites apresenta o formato de um disco ou prato.  


Antena de Ferrita Ferrite Core Antenna  
Tipo de antena usado especialmente para a recepção de AM. É constituída de algumas espiras de fio enroladas sobre um bastão (núcleo) de ferrita.  


Antena Dipolo Dipole Antenna  
Tipo muito simples de antena constituída de dois braços, geralmente fornecida junto com sintonizadores de FM.  


Antenna Directionality Diretividade de Antena  
Uma das características das antenas de recepção de R.F., que consiste em captar, com maior intensidade, os sinais recebidos de uma determinada direção. O uso de uma antena bastante diretiva é particularmente interessante para a recepção em locais onde existem muitos sinais refletidos, que em TV geram os fantasmas e em FM acarretam distorções no sinal de áudio.  


Antenna Gain Ganho de Antena  
Relação entre o nível de sinal fornecido por uma antena e o de uma outra padrão, para uma determinada freqüência. Expressa-se em dB.  


Anti-Resvalo Anti-Skating Device  
Dispositivo usado no braço dos toca-discos analógicos, que tem por finalidade aplicar uma pequena força mecânica no eixo do mesmo, de forma a equilibrar a força centrífuga que surge pela rotação do prato e tende a fazer a agulha saltar fora do sulco do disco.  


Anti-Shock Suspension Suspensão Anti Choque  
Dispositivo empregado em CD players próprios para serem usados em autos. O prato que sustenta o CD é dinamicamente balanceado e suspenso em um conjunto de três molas com amortecimento, o que diminui em muito a possibilidade de deslizamento do feixe ótico e perda do rastreamento.  


Aranha  
Aranha ou centragem, é um componente do sistema de suspensão do alto falante, e sua função é centralizar a bobina do GAP e também controlar o movimento do conjunto móvel do alto falante. É feita de tecido de algodão com banho de resina fenólica em diferen  


Arruela forjada  
Arruela forjada em ferro, acoplada ao núcleo do conjunto magnético  


Ataque  
O início de um som, ou seja, o transiente de uma nota musical  


Ataque (tempo de)  
Define o tempo de resposta de um equipamento a uma excitação instantânea. Empregado normalmente para circuitos expansores, redutores de ruído, alto-falantes, medidores de nível. É expresso em milissegundos ou microssegundos.  


Atenuação  
Redução do nível de um sinal elétrico ou acústico.  


ATRAC (Adaptative Transform Acoustic Code)  
Sistema de compressão do sinal digital de áudio, com perdas, desenvolvido pela Sony para uso no Mini-Disc. A base teórica do ATRAC consiste, muito simplificadamente, em aproveitar a incapacidade que o ouvido humano tem de distinguir um som mais fraco entre dois sons próximos em freqüência, sendo um deles com maior intensidade. Este efeito é conhecido como "mascaramento do sinal" e pode ser usado para "economizar" bits, reduzindo a necessidade de espaço no meio de gravação. O ATRAC permite reduzir em até cinco vezes o volume de bits.  


Audibility Threshold Limiar de Audibilidade  
É a menor intensidade de som que o ouvido humano pode captar. Seu valor é de aproximadamente 0,0002 mlcrobar a uma freqüência de 1.000 Hz.  


Audio Freqüência (AF) Audio Frequency  
Abreviação de Audio-freqüência. Faixa de freqüências audíveis ou captadas pelo ouvido humano, compreendendo de 20 a 20.000 Hz, aproximadamente.  


Áudio/Vídeo  
Os equipamentos tipo Áudio/Vídeo possuem recursos para o controle do sinal de vídeos, CDs, TV, etc. , de forma a processar esses sinais, distribuindo-os e separando-os; para a TV os sinais de imagem e para o amplificador/controlador os de áudio.  


Auriculares Fones  
Pequenos falantes para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidos simultaneamente em um mesmo recinto.  


Auto Head Cleaner Limpador Automático de cabeças  
Alguns vídeos possuem a facilidade de limpar automaticamente as cabeças magnéticas dos resíduos das fitas que deterioram a qualidade do sinal. Essa operação é feita de forma transparente quando da inserção ou de uma nova fita no aparelho.  


Automatic Frequency Control (AFC)  
Abreviação de Controle Automático de Freqüência. É o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.  


Automatic Gain Control (AGC)  
Abreviação de Controle Automático de Ganho. É o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferenças de nível existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifusão. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos estágios.  


Automatic Level Control (ALC)  
Abreviatura de Controle Automático de Nível. Circuito que mantém um nível de saída constante para variações do nível de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o nível de gravação constante para variados níveis de sinais captados pela fonte sonora.  


Automatic Reversion Reversão Automática  
Alguns gravadores podem reproduzir o segundo par de trilhas estereofônicas automaticamente (na direção de reversão) sem que haja necessidade da intervenção do operador. A fita, sendo reproduzido para a direita ou para a esquerda, tão logo chegue ao sinal final, tem seu movimento revertido (oposto ao anterior), iniciando-se a reprodução do outro par de trilhas.  


Automatic Scanning Varredura Automática  
Varredura Automática (Automatic Scanning) - Sistema de sintonia encontrado em sintonizadores mais elaborados que dispensa o botão de sintonia. Ao atuarmos sobre uma tecla ou sensor, o ponteiro irá varrendo a escala e parando onde houver emissoras transmitindo. Neste caso, a varredura é mecânica. Poderá ser eletrônica, caso o estágio de sintonia empregue semicondutores (diodo varicap). Nos sintonizadores digitais, ao invés de ponteiro, os dígitos indicadores irão decrescendo ou subindo à medida que a varredura corre a faixa selecionada (AM ou FM)  


Automatic Shut-Off Desligamento Automático  
Dispositivo adotado nos gravadores cassete para desativar a parte mecânica quando a fita chega a seu final.  


Automatic Volume Control (AVC)  
Abreviatura de Controle Automático de Nível. Circuito que mantém um nível de saída constante para variações do nível de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o nível de gravação constante para variados níveis de sinais captados pela fonte sonora.  


Auto-Stop Desligamento Automático  
Dispositivo adotado nos gravadores cassete para desativar a parte mecânica quando a fita chega a seu final.  


Auxiliary lnput Entrada Auxiliar  
Entrada de sinal em amplificadores onde pode ser ligado um CD player, um sintonizador, um 'tape-deck', etc. É uma entrada de alto nível e, portanto, o sinal a ela aplicado também deverá ser de nível elevado.  


Avanço Rápido Fast Forward  
Deslocamento rápido do programa para a frente.  


Background Noise Ruido de Fundo  
Nível mínimo de ruído presente em uma gravação, aparelho eletrônico, estúdios, auditórios. O ruído de fundo define o patamar da relação sinal/ruído.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário