terça-feira, 27 de março de 2012

Volkswagen do Brasil patrocina hospital para atendimento a crianças com câncer



Com o patrocínio da Volkswagen do Brasil, o Hospital de Câncer de Barretos (SP) inaugurou no último sábado (24/3) o Hospital Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento de inauguração do espaço contou com as presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, além do diretor de Relações Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, e Fernando Campoi, gerente de Assuntos Corporativos da empresa. Estiveram presentes também os apresentadores Xuxa Meneghel e Gugu Liberato, padrinhos da instituição.O novo hospital oferecerá tratamento clínico especializado para todos os tipos de câncer infantojuvenil, com conceito de equipe multidisciplinar e capacidade para atender até 1.000 crianças e jovens por ano. A parceria entre a Volkswagen do Brasil e o Hospital de Câncer de Barretos foi firmada em 2008, por meio do Comitê de Imagem, e tem sido renovada anualmente por meio do Fundo Municipal da Criança e Adolescente (Fumcad). Os repasses da empresa ja somam R$ 1,8 milhão.Além da Volkswagen do Brasil, cerca de sessenta empresas e mais de 150 pessoas físicas investiram no projeto, através de campanhas de doação de recursos. Iniciativa realizada desde o início das atividades do hospital e que possibilitou a construção de diversos pavilhões existentes no hospital.
Referência no tratamento de pacientes com câncer o Hospital de Barretos, que realiza mais de três mil atendimentos por dia, exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS), possui uma alta demanda de atendimento pediátrico, o que impulsionou a necessidade de um hospital exclusivo para as crianças e adolescentes. Em 2011, duzentas novas crianças foram encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos, sendo 55% do estado de São Paulo.
O hospital foi idealizado com um conceito multidisciplinar de atendimento que vai além da quimioterapia e envolve tratamentos nas áreas de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, radioterapia, nutrição, psicologia, pedagogia, e cirurgia.Além disso, conta com diversos espaços voltados para o desenvolvimento social das crianças e adolescentes, como centro de entretenimento, Casa de Cultura, Brinquedoteca e espaços para oficinas de arte, canto, informática e leitura.
O novo prédio possui ampla infraestrutura com setor de internação composto por 20 quartos e 30 leitos para pacientes, ambulatório com oito consultórios médicos, 1 oftalmológico, dois para psicologia e duas salas de enfermagem, isolamento, leito para transfusão e salas de nutrição, procedimentos com sedação, odontologia, curativos e assistência social.
Um importante espaço no novo prédio de pediatria é o centro de reabilitação equipado com área para terapia ocupacional, consultório para avaliação, três salas de cursos profissionalizantes para pacientes, fonoaudiologia e piscina com área de espera para acompanhantes. A unidade conta ainda com áreas para laboratório de emergência, recepção, administração e serviços de apoio.
sustentabilidade estão o desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo e de emissões (BlueMotion), a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas próprias, e a utilização de softwares para monitoramento e redução dos impactos ambientais nos processos produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário