sexta-feira, 30 de março de 2012

GRUPO PATROCINADO PELA NISSAN É DESTAQUE NO 14º CAMPEONATO JAPONÊS DE TAIKO JUNIOR




O grupo curitibano ‘Wakaba Taiko’ foi um dos destaques do 14º Campeonato Japonês de Taiko Junior, realizado na cidade de Maebashi, Província de Gunma, no Japão neste final de semana. A Nissan do Brasil foi a patrocinadora da viagem dos jovens ao Japão. Taiko é um tambor e uma das expressões artísticas mais importantes da cultura japonesa.  O ‘Wakaba Taiko’ foi considerado um dos 10 melhores conjuntos além dos cinco primeiros colocados, conquistando o ‘Prêmio Destaque’, oferecido pela rede de TV japonesa NHK, que presenteou o grupo com um taiko original da Asano Taiko, renomada empresa com mais de 400 anos de tradição.

A importância dos resultados pode ser medida pelo fato de o ‘Wakaba Taiko’ ser o primeiro grupo estrangeiro a participar dessa renomada competição, que contou com a participação dos melhores representantes de cada província do Japão
. Ao todo 47 grupo participaram do evento Incentivadora das mais diversas formas de arte no Brasil, a Nissan também é patrocinadora do Festival de Teatro de Curitiba e da Bienal Internacional de Dança de Curitiba, marcados para março e abril, respectivamente.

Os taikos eram utilizados no Japão feudal para motivar as tropas, marcando o passo da marcha e anunciando comandos. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha, por exemplo, o taiko yaku (tocador de tambor) era responsável por determinar o passo dos soldados.Nove conjuntos de cinco batidas serviam para levar um batalhão à guerra, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas seguidas por gritos eram a deixa para avançar sobre o inimigo.Há vários tipos de taiko. Um deles, nagado-daiko, consiste em duas peças de pele de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira - atualmente feito de tábuas como um barril. As peles do tsukeshime-daiko, por sua vez, são estendidas sobre anéis de aço e montadas como um sanduíche sobre um corpo menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário