sábado, 24 de março de 2012

GP2: Razia vence primeira etapa em Sepang


O brasileiro Luiz Razia começou com o pé direito a temporada 2012 da GP2 neste sábado, ao vencer a corrida que abriu a rodada dupla inaugural em Sepang, na Malásia.Largando da segunda fila, o piloto da Arden tracionou melhor que o pole position Davide Valsecchi e completou a primeira curva bem à frente do pelotão. Com um carro bem equilibrado, o baiano deu cabo à tática montada na classificação, quando poupou pneus para a disputa e, com isso, trocou apenas dois, contra quatro dos rivais.

"Foi uma corrida difícil, mas o sentimento é fantástico. Me mantive focado, sem cometer erros, e a equipe mereceu isso. A largada foi muito boa e pude tomar a liderança enquanto o Valsecchi disputava o segundo lugar. Isso me deu a oportunidade de poupar pneus e andar forte antes do pit stop, fazendo voltas muito boas", destaca o piloto, que venceu sua terceira prova na GP2.

"Por conta da estrategia na sexta-feira, pude trocar apenas os pneus traseiros e isso me deu três ou quatro segundos na frente: após o Valsecchi trocar os quatro pneus, ficamos nove segundos na dianteira. Ele reduziu essa diferença, mas eu estava poupando pneus, pois sabia que ele viria para cima no fim", conta Razia, que disse não ter se assustado quando a chuva ameaçou e algumas gotas surgiram em parte da pista.

"Caíram algumas gotas, mas não entrei em pânico. Meus engenheiros contaram a situação na curva 6, então tomava cuidado quando me aproximava dela. Porém, não havia chuva, apenas algumas pequenas poças que, com o asfalto muito quente, desapareceram", explica o competidor de 22 anos, que somou 25 pontos com a vitória e, como consequência, sairá em oitavo na bateria complementar, que acontece às 2h15 (de Brasília) deste domingo. Sabendo da importância dos pneus, o baiano já salvou quatro compostos duros para a prova final, que é mais curta.

"Temos um jogo novo e acho que todos têm também. Será como na primeira, tendo de largar bem e preservando os pneus nas primeiras voltas. Não será fácil sair em oitavo, pois você precisará forçar um pouco para manter o ritmo com o povo da frente. Será difícil, mas temos um bom carro. Minha meta é terminar nos pontos e fazer o melhor. O campeonato não acaba amanhã e, estando na GP2 há três anos, sei como cada ponto faz falta no fim. Quero terminar onde os pontos estão e, com sorte, somar alguns bons", completa.


A prova que encerra a rodada dupla inaugural da temporada 2012 será transmitida em VT dentro da programação do canal por assinatura SporTV no domingo. Confira o resultado final da corrida deste sábado em Sepang:
1. Luiz Razia (BRA/Arden), 30 voltas em 56min00s250
2. Davide Valsecchi (ITA/DAMS), a 7s817
3. Max Chilton (ING/Carlin), a 27s366
4. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering), a 28s291
5. Stefano Coletti (ITA/Coloni), a 32s217
6. Felipe Nasr (BRA/DAMS), a 33s378
7. Esteban Gutierrez (MEX/Lotus), a 33s679
8. James Calado (ING/Lotus), a 36s449
9. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 41s519
10. Fabrizio Crestani (ITA/Lazarus), a 43s240

Nenhum comentário:

Postar um comentário