quinta-feira, 22 de março de 2012

Caminhões e ônibus: demanda fraca afeta linhas no ABC


Mário Curcio, AB
www.automotivebusiness.com.br
A demanda baixa de caminhões e ônibus neste início de ano exigiu ações de fabricantes do ABC paulista. A Mercedes-Benz programou férias coletivas em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) entre os dias 2 e 11 de abril (saiba mais aqui). A Scania ainda não definiu datas, mas informa que está negociando com o Sindicato do Metalúrgicos do ABC e seus colaboradores a necessidade de paralisação de cerca de dez dias. Quatro desses dias podem ocorrer em abril ou maio. Segundo a montadora, está também em negociação uma forma de flexibilidade destes dias, pois não há saldo de férias disponível, já que em janeiro houve parada coletiva de 30 dias.

A Ford adotou a chamada “semana curta” para os caminhões. A montadora informa que os colaboradores vêm, desde o início deste mês, trabalhando apenas de segunda a quinta-feira. Já o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que a jornada semanal tem sido mais curta desde o fim das férias coletivas de janeiro. A entidade fala também em três dias trabalhados na semana (de terça a quinta) e não quatro.A montadora negou as afirmações do sindicato e emitiu um comunicado de apenas uma linha: “A Ford não confirma neste momento paralisação em sua fábrica de caminhões e afirma que seu volume de produção está ajustado às condições de mercado.”

O sindicato dos metalúrgicos informa também estoques elevados de caminhões Euro 5, o que é fácil de notar em São Bernardo do Campo quando se passa em frente à Mercedes ou à Ford, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário