terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Transporte escolar – VDO alerta para a obrigatoriedade do tacógrafo



Com a volta às aulas, a VDO, marca do Grupo Continental, alerta profissionais do transporte escolar para a importância da utilização correta do tacógrafo. A empresa também reforça a necessidade de atenção dos pais às condições do instrumento, um dos principais itens de segurança do veículo, antes da contratação do serviço.
A função do tacógrafo é registrar as velocidades desenvolvidas pelo veículo, os tempos de parada, as distâncias percorridas e freadas bruscas, entre outras informações sobre o percurso. Esses dados são registrados de forma contínua em um disco diagrama que possui capacidade de 24 horas ou sete dias, de acordo com o modelo escolhido.
Por suas características, o disco diagrama registra de forma inalterável todas as informações, de maneira que qualquer alteração se torna facilmente perceptível. Os dados registrados pelo tacógrafo permitem uma reconstituição da viagem. Dessa forma, é possível obter informações sobre o comportamento do motorista durante o trajeto e pode-se, então, atuar preventivamente quando possíveis irregularidades são constatadas.
Em caso de acidente, o disco diagrama armazena informações relevantes sobre as circunstâncias do fato ocorrido. Além disso, os laudos periciais, gerados a partir dos mesmos, são aceitos judicialmente.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os veículos escolares, os de carga com peso total bruto (PBT) acima de 4.536 kg e os de transporte de passageiros com mais de 10 lugares devem ser equipados com o tacógrafo. A vistoria dos veículos escolares, a qual inclui o tacógrafo, é realizada pelos órgãos de trânsito dos municípios ou por convênio com os órgãos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário