segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sea-Doo traz dicas para pilotar jets com extrema segurança



1.    Arrais
Apenas a vontade de sair mundo afora em uma embarcação não é suficiente para quem quer pilotar qualquer jet em lagos, lagoas, rios, canais e praias. É preciso ter uma carteira de habilitação, como acontece com automóveis. O documento é concedido pela Capitania dos Portos, após o candidato passar por um curso e por um teste de aptidão. Portanto, ele comprova que o condutor da embarcação possui as condições necessárias.

2.    Equipamentos obrigatórios
Após conseguir a Arrais, o piloto deve ter em mente que um jet não é um brinquedo de andar na água. Trata-se de um veículo motorizado que alcança altas velocidades e exige os mesmos cuidados que qualquer outro veículo, como equipamentos de segurança. Se no carro, o cinto de segurança é um item obrigatório, no jet o colete salva-vidas pode evitar afogamentos no caso de perda do controle do equipamento.
A chave de segurança também é um equipamento vital. Todo piloto deve mantê-la atada a outro ponto de apoio que não o jet, como o colete, por um cordão. Em caso de queda, a chave sai facilmente da ignição e, em jets mais modernos e seguros, a máquina para automaticamente e evita que ela se projete em direção a outras pessoas.

3.    Equipamentos opcionais
Além dos equipamentos obrigatórios, é possível aumentar a segurança com o uso de outros acessórios, como roupas próprias e luvas. As roupas, normalmente feitas de material impermeável, aumentam o atrito do piloto com o assento, evitando que ele escorregue e caia. As luvas têm a mesma função em relação ao guidão, impedindo que as mãos escorreguem. 
 

4.     Sistemas inteligentes
Os jets Sea-Doo atuais têm um sistema de aceleração modulável e um exclusivo freio inteligente, que proporciona maior controle e facilidade para manuseio do equipamento e atracação.  Nestes modelos, o freio localiza-se no lado esquerdo e o acelerador está à direita, permitindo manter ambas as mãos no guidão. Outro sistema já disponível em modelos Sea-Doo, o learning key, que é pré-programado para limitar a rotação do motor, permitindo programar a velocidade de acordo com o nível de experiência do condutor. Isso é perfeito para pilotos amadores.
Os jets da marca contam ainda com espelhos retrovisores panorâmicos, que garante maior visibilidade do entorno.

5.    Responsabilidade e bom senso
Essas são as palavras de ordem em qualquer veículo motorizado. Sempre obedecer as determinações de condução náutica,  com os equipamentos de segurança e habilitação. Nunca navegar próximo a pessoas, animais, outras embarcações ou objetos visíveis na água. Manter as distâncias de segurança em relação à costa, margem e outros. Nunca beber alcoólicos antes de operar o jet, nem oferecer para pessoas não habilitadas ou que não têm condições de operar qualquer veículo.  Resumidamente, os jets Sea-Doo são produzidos pra oferecer o máximo em diversão, com toda segurança possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário