terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeiro brasileiro no DTM, Augusto Farfus espera temporada competitiva com a BMW


O curitibano Augusto Farfus se transformará, a partir do dia 29 de abril, no circuito de Hockenheim, na Alemanha, no primeiro brasileiro a competir oficialmente no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo considerado pelos especialistas um dos mais importantes do automobilismo mundial. O piloto integrará a equipe oficial da BMW e dividirá os boxes do Team RBM com o inglês Andy Priaulx, seu ex-companheiro de equipe no Mundial de 2010 do WTCC (World Touring Car Championship) e em diversas corridas de longa duração pela BMW.
Além da dupla, a marca bávara terá também, em outras duas equipes, o atual campeão do DTM, Martin Tomczyk e Joey Hand (Team RMG), Bruno Spengler e Dirk Werner (Team Schnitzer). A menos de três meses do início da temporada, Farfus intensifica a preparação física e técnica para iniciar um novo capítulo de sua carreira internacional.
"É uma honra competir em um dos campeonatos mais disputados do mundo. Quem acompanha automobilismo sabe da importância que o DTM tem em âmbito internacional, não só pelas marcas envolvidas - BMW, Mercedes e Audi -, mas também pela competitividade das corridas. Espero representar bem o Brasil nessa nova fase de minha carreira", afirmou o curitibano. Além de ser uma categoria de alto nível técnico, o DTM é um dos campeonatos que mais chamam a atenção do público na Europa. "São cerca de 100 mil pessoas nas arquibancadas em algumas etapas. Aliás, essa é a marca registrada da categoria: deixar o público cada vez mais perto de seus ídolos. Na transmissão de TV, por exemplo, um piloto entra sempre ao vivo na volta de apresentação, dando detalhes de cada ponto do circuito", complementou.
Farfus disputará o campeonato com o modelo M3 DTM - V8, cerca de 500hp -, com o qual já se familiarizou nos testes privados da BMW. Como principal característica, o brasileiro destacou a aerodinâmica, que deverá trazer mais aderência ao modelo. "É difícil especificar apenas um ponto positivo do M3, já que são carros de primeiríssima linha. Porém, o que chama a atenção logo de cara é o downforce (pressão aerodinâmica), decorrente de um conjunto bastante equilibrado e de linhas suaves e agressivas. No DTM, a tecnologia dos carros é altíssima, o que contribui para o desenvolvimento do equipamento", afirmou. "Esses carros são cerca de 20 segundos mais rápidos que os modelos do WTCC (Mundial de Turismo da FIA). Por aí, já dá para se ter uma ideia do que vamos esperar nas corridas", explicou.
Ao longo dos anos, Augusto Farfus Jr. se tornou um especialista em competições de Turismo. Trocou os carros do tipo monoposto quando recebeu um convite para fazer parte do grid do WTCC em 2004. De lá para cá, o piloto de 28 anos acumula 15 vitórias na categoria, além de conquistar também as tradicionais 24 Horas de Nurburgring, em 2010.
A temporada 2012 será composta por 11 etapas em cinco países da Europa - Alemanha, Inglaterra, Áustria, Holanda e Espanha. Como manda a tradição, o campeonato começa e termina no circuito alemão de Hockenheim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário