quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FORD FOBICÃO 2012 É ATRAÇÃO NO CARNAVAL DE SALVADOR




O Fobicão 2012, edição moderna do Ford Modelo T 1929 que tradicionalmente abre o Carnaval de Salvador, será uma das grandes atrações do desfile deste ano nas ruas da capital baiana. É o 12º ano consecutivo que a Ford apóia o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar, um dos mais tradicionais do Brasil.Réplica da Fobica original que encantou o povo em 1950, o Fobicão 2012 foi remodelado e ganhou uma versão espacial, moderna e futurista. Além do novo visual, traz também um som mais potente, capaz de ser ouvido por muitos quarteirões.

O Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar promove também o projeto social Abadado - o nome vem de "Abadá dado" - que arrecada latas de leite em pó para instituições sociais de Salvador. Os fãs poderão trocar uma lata de leite em pó por um abadá para brincar o Carnaval junto com o Fobicão. Desde 2003, o projeto já distribuiu mais de 15 mil latas de leite.

O trio elétrico nasceu originalmente como uma dupla. Em 1950, Adolfo Antônio Nascimento (Dodô) e Osmar Álvares de Macedo desfilaram pela primeira vez no Carnaval com um modelo Ford 1929 tocando "paus elétricos", inspirados na famosa orquestra de frevos Vassourinhas. Com a chegada do músico e amigo Temístocles Aragão, formou-se o trio que desfilou pelas ruas de Salvador com a faixa "Trio Elétrico". Desde então, devido ao grande sucesso, toda apresentação musical feita em cima de carros, até mesmo fora da Bahia, leva esse nome.

Herdeira dessa tradição, a banda Armandinho, Dodô & Osmar surgiu em 1974, formada basicamente pelos filhos de Osmar - Betinho, Armandinho, Aroldo e André. Em 1975, eles levaram também o cantor, a bateria e o contra-baixo para cima do caminhão, dando ao Trio Elétrico a sua formação atual. 

Este ano são comemorados também os 70 anos da Guitarra Baiana, que nasceu do "Pau Elétrico" criado por Dodô e Osmar em 1942 e foi batizada por Armandinho na década de 70. O instrumento, um dos símbolos da banda, tornou-se uma referência para várias gerações de artistas brasileiros e até internacionais.

A Fobica desfila nos seguintes dias em Salvador:
Sábado (18), no Circuito Osmar (Campo Grande), a partir das 18h00;
Domingo (19), no Circuito Dodô (Barra-Ondina), a partir das 18h30;
Segunda-feira (20), no Circuito Dodô, a partir das 20h00;
Terça-feira (21), no Circuito Dodô, a partir das 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário