segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FORD BUSCA A SEXTA VITÓRIA CONSECUTIVA NO RALI DA SUÉCIA



A Ford busca com o New Fiesta RS a sua sexta vitória consecutiva no Rali da Suécia, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rali 2012, que será disputada no próximo final de semana, de 9 a 12 de fevereiro. O Ford World Rally Team, time oficial da marca, venceu as cinco últimas edições dessa prova, vencendo o gelo e a neve. Os dois pilotos da Ford, o finlandês Jari-Matti Latvala e o norueguês Peter Solberg, já venceram no circuito.

Latvala teve a sua primeira vitória no mundial na Suécia, em 2008, e Solberg foi o campeão em 2005.   O New Fiesta RS que os dois pilotos vão dirigir também tem um forte restrospecto na Suécia: no ano passado, ele dominou os três primeiros lugares do pódio.

O rali deste ano inclui a Suécia e a Noruega, atravessando campos congelados onde a temperatura chega a 30º negativos e traz grandes desafios para os homens e máquinas. Manter o New Fiesta RS no pico da sua performance nessas condições de frio implacável exige soluções técnicas específicas. Para os mecânicos, a única forma de conseguir trabalhar é sobrepor várias camadas de roupas.

Pneus com cravos, óculos antirreflexo e botas aquecidas são equipamentos essenciais nessa prova, que traz grande expectativa para os pilotos. Os pneus de inverno da Michelin exibem centenas de cravos de tungstênio para "morder" as pistas congeladas. Eles proporcionam uma tração surpreendente e, paradoxalmente, o Rali da Suécia é uma das etapas mais velozes do campeonato. Os pilotos também inclinam os carros sobre os bancos de gelo que margeiam as pistas para ajudar a entrar nas curvas.

Latvala, que além da vitória em 2008 conquistou dois terceiros lugares em 2010 e 2011, tem como meta voltar ao pódio. "Este é o meu objetivo. Fiquei contente com o primeiro dia de testes antes da prova. Eu me concentrei no acerto do carro e agora ele está claro na minha cabeça. Fui um pouco agressivo demais no ajuste do ano passado e fiz algumas modificações."

"Pilotar na neve em velocidade tão alta é uma sensação incrível. O estilo de dirigir é mais lateral do que no cascalho, usando o acelerador para trazer o carro de volta. Isso ajuda a dar mais tração lateral, porque quando o carro está em ângulo inclinado a tração é melhor."

Solberg, foi o terceiro colocado no Rali de Monte Carlo, em sua estreia no time no mês passado, e tem grande experiência nesse rali, com 12 participações. O piloto de 37 anos tem uma casa e um hotel na região de Mitandersfors, trecho que será percorrido na sexta-feira, onde terá uma torcida extra.


"A minha casa fica perto da estrada, posso vê-la da porta de entrada", diz ele. "Acho que haverá muitas pessoas e equipes de TV lá e o ambiente deve ser ótimo. Pelo menos, conheço bem o caminho. As condições parecem ser boas para uma corrida rápida. É divertido dirigir nessas condições e, como o rali inclui a Noruega este ano, será mais especial para mim.

"Este será o meu primeiro rali na neve com o New Fiesta RS. Tive só dois dias de testes para me adaptar, mas não estou preocupado. Eu esperava ter dificuldades para acertar o carro no asfalto, mas me senti imediatamente confortável no Rali de Monte Carlo. A Ford tem um retrospecto soberbo nas últimas edições deste rali, Latvala e eu queremos ampliar esse resultado", completa Solberg.

O Rali da Suécia inaugura uma nova regra de qualificação no mundial. Depois de duas horas de treino livre na manhã de quinta-feira, os pilotos farão uma volta cronometrada no mesmo circuito. Eles então poderão escolher o seu ponto de partida para a primeira etapa - os mais rápidos escolhem primeiro.

"É uma grande ideia", diz Solberg. "Cada piloto terá a chance de conquistar a posição de partida que quer com uma boa performance na qualificação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário