quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conheça o motor Renault RS27 e os carros que ele equipará na temporada 2012 da Fórmula 1



O motor Renault RS27 é utilizado na Fórmula 1 desde a temporada de 2007. Este propulsor é um V8, atmosférico, capaz de desenvolver uma potência máxima de aproximadamente 750 cavalos.O RS27 foi reconhecido como um dos mais confiáveis motores do grid de 2011, sendo capaz de percorrer mais de 3.000 km, com uma perda mínima de potência entre o início e o final de sua vida útil.


Especificações do motor
· Denominação: RS27-2012 
· Configuração: 2.4 litros V8 
· Número de cilindros: 8 
· Número de válvulas: 32 
· Cilindrada: 2.400 cc 
· Peso: 95 kg 
· Ângulo do V: 90° 
· Rotação máxima: 18.000 rpm 
· Combustível: TOTAL 
· Óleo: TOTAL 
· Potência: >750 cavalos 
· Velas: descarga semi-superficial 
· Ignição: indutiva de alta energia
· Pistões: liga de alumínio 
· Bloco do motor: liga de alumínio
· Virabrequim: liga de aço nitrado com contrapeso em liga de tungstênio
· Bielas: liga de titânio


Regulamento de motores para 2012
► Configurado a 90°, limitado a 18.000 rpm e 96 kg, o motor V8 atmosférico foi implementado desde o início da temporada de 2007 com uma especificação fixa. Entretanto, são permitidas modificações a fim de melhorar sua integração com o chassi, resolver problemas de confiabilidade ou ainda por razões “justas e imparciais”.
► O KERS (Kinetic Energy Recovery System - Sistema de Recuperação de Energia Cinética) está autorizado, mas não é obrigatório. Uma unidade do KERS, completamente carregada, pode fornecer 400 kJ de energia, proporcionando uma potência máxima equivalente a 60 kW, o que permite um ganho de potência de aproximadamente 80 cavalos durante seis a sete segundos por volta.
► Cada piloto terá direito a oito motores ao longo desta temporada, e isso mesmo com o novo calendário de 20 provas, ou seja, uma a menos que em 2011.
► O torque do motor só pode ser gerado pelo uso normal do acelerador pelo piloto e não por um mapeamento do motor ou pontos específicos pré-programados no curso do pedal do acelerador.
► Esta “programação do pedal do acelerador” só pode ser utilizada para afinar o equilíbrio do tipo de pneus instalado no carro, o que significa que as únicas mudanças autorizadas serão definidas pelos parâmetros “seco” ou “molhado”.
► Para que o motor seja utilizado da forma mais eficaz possível, neste ano, a aspiração adicional está proibida. 
► O controle do motor não deve ser influenciado pela posição da embreagem, ou de um movimento ou da colocação em funcionamento.
► O regime de controle da marcha lenta não pode ultrapassar 5.000 rpm.
► A ignição, a alimentação e o acelerador não podem ser utilizados para controlar artificialmente a velocidade do motor ou modificar sua reatividade em uma faixa de rotação superior a 1.000 rpm abaixo da rotação máxima.
► Os sistemas de escapamento não podem comportar mais de duas saídas, compostas cada uma de um tubo de escape voltado para a traseira, através do qual todos os gases de escapamento devem passar.
► O motor deve ser utilizado em modo de 8 ou 4 cilindros. Nenhuma outra utilização está autorizada.

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