quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

3ª Velocult homenageia grandes nomes do automobilismo brasileiro em São Paulo



De 28 de fevereiro a 17 de março acontecerá, no Conjunto Nacional, a 3ª Velocult - Semana Cultural da Velocidade, idealizada pelo designer Paulo Soláriz para homenagear o automobilismo brasileiro e as figuras que fizeram a história deste esporte que emociona nosso povo há décadas. O evento mostrará a trajetória do automobilismo brasileiro através da exposição de carros de corrida do passado e de hoje, objetos utilizados por pilotos, troféus importantes da história, réplicas em miniatura de carros históricos, obras de arte referentes ao automobilismo, totens informativos sobre o esporte e a Velocult, capacetes pintados pela lenda Sid Mosca e muito mais.
Mas, segundo Soláriz, o destaque da edição deste ano é a homenagem feita pela CBA a ex-pilotos, jornalistas e nomes que fizeram a história do automobilismo no Brasil. Após ser vista por mais de 40 mil pessoas por dia em 2011, a 3ª Semana Cultural da Velocidade deve receber neste ano mais de 1 milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição. O sucesso da edição passada fez com que a Secretaria da Cultura do Município de São Paulo abrisse um requerimento para a inclusão da Velocult no calendário cultural oficial da cidade em 2012, já que a exposição é o 4º evento mais visitado da cidade. A curadoria da exposição desta vez ficará a cargo de Bird Clemente, ex-piloto das décadas de 50 e 60 e um dos precursores do automobilismo brasileiro, e Paulo Gomes, ex-piloto 4 vezes campeão da Stock Car.

Os visitantes terão a oportunidade de ver de perto a legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos 50; o Willys Interlagos nº 22 que Bird Clemente “escorregava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; um Opala Coupé 1975 com motor V8; um Cadillac Allard J2 de 1950; modelo da Fórmula Indy; os carros que Paulo Gomes pilotou quando foi Tetracampeão da Stock Car; um Maserati 1936, antigo sem carroceria; modelos de carros de Turismo, além de outros protótipos “envenenados”, como os da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Mais do que os carros de competição, os visitantes poderão registrar os momentos de alegria empunhando uma réplica do troféu da Fórmula 1 de 2011, criado por Soláriz, no alto de um pódio montado especialmente para pais e filhos dividirem emoções. Além disso, uma réplica do troféu da Fórmula 1 do ano passado e um capacete serão sorteados entre os visitantes que passarem pela Velocult e adquirirem seu número. Toda a renda obtida nos sorteios será doada para o grupo “Médicos sem Fronteiras”, uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais necessitam.
A 3ª Semana Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e seu presidente Cleyton Pinteiro, Instituto Ayrton Senna e organização “Médicos Sem Fronteiras”.

Serviço: 3ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo - SP
Data: Período de visitação do público: de 28 de fevereiro a 17 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário