terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Montadoras europeias miram parceiras russas



Redação AB 
www.automotivebusiness.com.br
As empresas europeias Renault e Daimler estariam prontas para assumir o controle acionário de parceiros russos. A informação vem da Reuters. A francesa Renault, que detém 25% da AutoVaz, poderia assumir o controle da Lada já no primeiro semestre deste ano. 

A informação partiu de Sergei Chemezov, diretor da Russian Technologies, conglomerado estatal que detém participação em fabricantes de automóveis. A Renault-Nissan já fechou acordo para começar a montagem de seus modelos na unidade central russa da AutoVaz e tem o aval do primeiro-ministro Vladimir Putin para assumir o controle total. 

A Renault comprou 25% de participação da AutoVaz por US$ 1 bilhão no fim de 2008, mas o negócio enfrentou problemas quando a crise financeira forçou o governo russo a socorrer a Autovaz. Segundo a Reuters, Renault, Nissan e AutoVaz formam a terceira maior companhia do mundo se somadas as suas vendas. 

Montadoras ocidentais investem na Rússia para obter vantagens dos incentivos governamentais a fim de impulsionar o parque industrial local e o mercado, que cresceu 39% em 2011. 

Chemezov também teria dito que a Daimler pode assumir o controle da fabricante de caminhões Kamaz, aumentando sua participação na companhia, atualmente em 11%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário