quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Etanol: governo deverá anunciar medidas no mês que vem.


O governo federal deverá anunciar no mês que vem medidas de estímulo à produção e estocagem de etanol no País. A informação foi concedida à Agência Brasil pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda na terça-feira, 22.
De acordo com o secretário, entretanto, uma possível redução de impostos para baixar o preço do combustível na bomba só ocorrerá "se houver espaço fiscal".
O governo quer evitar novos aumentos do etanol nos postos para atenuar uma possível pressão inflacionária. De acordo com o secretário, a expectativa para o ano que vem é que o preço do combustível derivado da cana-de-açúcar mantenha-se estável.
Há cerca de vinte dias o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, afirmou também à Agência Brasil que além do financiamento da estocagem estão previstas medidas de crédito para estimular a renovação e expansão dos canaviais, "para aproveitar a capacidade ociosa das usinas".
O objetivo do governo é que a safra de 2012/2013 seja maior que a 2010/2011, que resultou na produção de cerca de 1 milhão de metros cúbicos de etanol.
De acordo com dados da Unica, entidade que representa os usineiros, a safra 2011 é aproximadamente 13% inferior à de 2010. A explicação, para a Unica, está no envelhecimento dos canaviais e nas condições climáticas desfavoráveis. De acordo com a entidade o Estado de São Paulo, maior produtor nacional, registrou nesta safra o pior índice de produtividade dos últimos vinte anos.
Para 2012 a entidade prevê um crescimento marginal ante os números de 2011, situação que só se modificará, de acordo com seu entendimento, com investimentos na renovação de canaviais

Nenhum comentário:

Postar um comentário