segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GP DE CINGAPURA NA VISÃO DA RENAULT





O piloto Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing-Renault, deu mais um passo em direção ao bicampeonato do Mundial de Pilotos, com uma impressionante vitória no GP de Cingapura. Vettel dominou a prova, garantindo sua nona vitória do ano. Apenas Jenson Button, que terminou a corrida na segunda colocação, pode concorrer matematicamente ao título com o piloto da Red Bull. Mark Webber terminou a prova na terceira posição.

A Lotus Renault GP teve uma etapa difícil, com suas chances de fazer uma boa prova comprometidas devido aos problemas enfrentados nos treinos classificatórios. Bruno Senna terminou a corrida na 15ª posição e Vitaly Petrov em 17º. Heikki Kovalainen, da Equipe Lotus, brigou com Petrov durante todo GP e cruzou a linha de chegada em 16º. Jarno Trulli teve que abandonar a prova na 48ª volta, devido a problemas na caixa de câmbio.

No Campeonato Mundial de Pilotos, Vettel está liderando com 309 pontos, contra 185 de Button. Webber está em quarto, com dois pontos a menos que Alonso, terceiro colocado. Esta vitória é a 139ª de um motor Renault na Fórmula 1 e a 24ª da parceria Red Bull-Renault desde 2007. Também é o 23º pódio do ano para um piloto propulsionado por um motor Renault.

Principais momentos da corrida:
Red Bull Racing
Sebastian Vettel conseguiu a sua 11ª pole position da temporada, à frente de Webber, o que resultou em uma primeira fila 100% Red Bull. O alemão não foi ultrapassado em nenhuma das 61 voltas da prova.Na metade da corrida, a entrada do safety car permitiu que Button, que estava em segundo, diminuísse a diferença, mas Vettel teve condições de recuperar uma vantagem confortável.Button se aproximou de Vettel, ficando a menos de quatro segundos de diferença do piloto da Red Bull nas últimas voltas, mas Vettel ficou firme e cruzou a linha de chegada com pouco menos de dois segundos de vantagem sobre o piloto inglês. Webber teve um começo difícil, caindo para o quarto lugar atrás de Button e Alonso, mas, em seguida, ultrapassou Alonso duas vezes na pista. Uma fantástica manobra na volta de número 34 permitiu que Alonso fosse ultrapassado, conseguindo o terceiro lugar. Por fim, ele teve condições de se distanciar na sequência. No Japão, Vettel precisará de apenas um ponto para garantir o seu bicampeonato.

Lotus Renault GP
Fim de semana difícil para a equipe Lotus Renault GP, com os novos desenvolvimentos previstos para Cingapura abandonados depois dos problemas de superaquecimento durante os testes da sexta-feira. A equipe batalhou novamente no sábado. Petrov se classificou na 18ª posição e Senna em 15º. Senna teve uma boa largada, mas um toque contra o muro o fez trocar o bico e o spoiler dianteiro, perdendo algumas posições. As várias bandeiradas azuis mostradas para ele durante a prova, prejudicaram a sua recuperação e, por isso, ela acabou em 15º. Petrov fez três paradas nos boxes, mas não teve condições de avançar de forma significativa, terminando em 17º. A equipe mantém o quinto lugar no Campeonato de Mundial de Construtores.

Equipe Lotus
Heikki Kovalainen terminou em 16º, à frente de Vitaly Petrov, depois de uma disputa por posição que durou toda a prova. O finlandês conquistou cinco posições em relação à sua colocação no grid, um dos melhores resultados da equipe até hoje. Jarno Trulli teve que parar na 48ª volta devido a problemas com a caixa de câmbio, mas teve um bom desempenho até o abandono da prova. Ele estava em 12º antes da primeira parada, mais foi atingido por Alguersuari logo depois. Como consequência, um furo no pneu fez com que ele tivesse que parar novamente. Ele conseguiu voltar para a 16ª posição antes da saída antecipada.

Rémi Taffin, responsável pelas atividades de pista da Renault Sport F1, dá suas impressões sobre esta etapa: Vettel e a Red Bull estão de parabéns por terem se aproximado tanto do título hoje. Estamos supercontentes por termos contribuído com este desempenho e esperamos poder concretizar o título no Japão. Este resultado foi convincente para o conjunto piloto – chassi – motor nesta prova e é muito bom saber que o motor Renault tem condições de vencer etapas consecutivas em circuitos totalmente diferentes. Monza está logicamente no extremo superior do espectro de potência e Cingapura é um circuito urbano, onde os ajustes na pilotagem em baixa rotação são fundamentais. 

Também foi uma boa prova para a Equipe Lotus, com a renovação da parceria de motor para mais um ano e o fornecimento do KERS a partir de 2012. Com isso, eles confirmaram um excelente resultado na prova, onde Kovalainen teve condições de brigar com outro carro equipado com motor Renault pelo 16º lugar.

A Lotus Renault GP teve maiores dificuldades e vamos agora examinar os pontos a serem melhorados em nossas operações para ajudar a equipe a se recuperar para Suzuka. Os circuitos lentos, como Mônaco e Budapeste, não demonstraram o potencial do carro e sabíamos que seria difícil aqui também. Suzuka, entretanto, é muito mais rápido e, por isso, devemos estar em melhor forma. O Japão certamente será um evento fantástico para todo mundo na Renault Sport F1.

Classificação do Campeonato Mundial de Pilotos
1. Sebastian Vettel (Red Bull) = 309 pontos
2. Jenson Button (McLaren) = 185 pontos
3. Fernando Alonso (Ferrari) = 184 pontos
4. Mark Webber (Red Bull)= 182 pontos


Classificação do Campeonato Mundial de Construtores
1. Red Bull Racing = 491 pontos
2. McLaren = 353 pontos
3. Ferrari = 268 pontos
5. Lotus Renault GP = 70 pontos
10. Equipe Lotus = 0 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário