quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grupo MAN: desempenho no 2º Trimestre de 2011


Grupo MAN no 2º Trimestre de 2011: Forte entrada de pedidos, substancial aumento do lucro.


Posição forte para alavancar oportunidades mútuas

Prezados Acionistas,
Em 09 de maio de 2011, a Volkswagen AG aumentou sua participação acionária na MAN para 30,5% e subsequentemente publicou uma oferta de aquisição de controle para todos os outros acionistas da MAN. Até o final do prazo da oferta, em 29 de junho, nossos acionistas ofereceram um número de ações para a Volkswagen tal que aumentaria sua participação com direito a voto na MAN para 55,9%. Sujeito à aprovação antitruste, a decisão desses acionistas significa que no futuro a MAN fará parte da família VW.
Nossa aliança com a Volkswagen e Scania entrará então numa nova fase ativa. Nisso nossa meta está clara: Pretendemos alavancar em conjunto potencial, com o objetivo de obter crescimento lucrativo em todos os mercados e continuar desenvolvendo a MAN de forma a valorizá-la.
A cooperação mais estreita levará a substanciais sinergias em compras, desenvolvimento e produção, e criará assim significativo valor para todas as partes. A MAN poderá alavancar melhor o potencial oferecido pela globalização e mudança tecnológica trabalhando com esses parceiros do que por conta própria. A MAN, a VW, e a Scania estão convencidos quanto a esta lógica industrial – juntando experiência e recursos e sendo portanto mais poderosos juntos – para o que também somos os parceiros corretos.
A MAN está num posição forte para conseguir isso. Temos tecnologias de ponta, boas posições de mercado, alianças internacionais, e marcas firmadas, de alto valor. Isto se confirma através de nosso desempenho atual. A entrada de pedidos do Grupo MAN no primeiro semestre de 2011 aumentou em 22% de ano para ano, para 8.8 bilhões de euros, e em 18% no 2º trimestre. A MAN Truck & Bus em particular registrou um crescimento extremamente dinâmico nos primeiros seis meses, crescendo 31%, para 4.8 bilhões de euros. A MAN Latin America também aumentou substancialmente sua entrada de pedidos em 19%, para 1.8 bilhão de euros. Nossa segunda área de negócios, a Engenharia de Energia, cresceu 8%, para 2.3 bilhões de euros, incluindo um impressionante aumento de 20% no segundo trimestre.
O Grupo MAN aumentou sua receita em 18% no primeiro semestre do ano, para 8.0 bilhões de euros. O negócio de veículos comerciais da Europa cresceu significativamente em 30%. A MAN Latin America também aumentou bastante sua receita nos primeiros seis meses, em 19%, estabelecendo um novo recorde trimestral de €958 milhões no 2º trimestre. A receita da MAN Diesel & Turbo permaneceu praticamente constante. A unidade de negócios estratégica Engines & Marine Systems registrou um crescimento de 8%, para 817 milhões de euros, enquanto as outras unidades de negócios estratégicas e a Renk tiveram pequenas quedas.
O lucro operacional do Grupo MAN mais uma vez cresceu fortemente no primeiro semestre do ano, aumentando em 88%, para 762 milhões de euros. Este aumento deve-se principalmente à MAN Truck & Bus, que contribuiu com 274 milhões de euros. Os principais geradores do lucro foram novamente a MAN Latin America (201 milhões de euros) e a MAN Diesel & Turbo (230 milhões de euros). Consequentemente, o retorno sobre vendas do Grupo MAN cresceu de 6,0% no período do ano anterior, para 9,6% nos primeiros seis meses da 2011. Em particular, o negócio de veículos comerciais da Europa melhorou significativamente, permitindo que a área de negócios de Veículos Comerciais registrasse um retorno sobre vendas recorde de 7,8%. A área de negócios de Engenharia de Energia foi novamente altamente lucrativa, com um retorno sobre vendas de 13,3%, comparado a 12,6% no 1º semestre de 2010.
A MAN também possui uma forte base tecnológica. O principal ponto de nossa agenda aqui é reconciliar questões econômicas e ecológicas. O mercado de veículos comerciais será cada vez mais dominado por rigorosas exigências ambientais. A MAN possui a experiência líder para atender a essas demandas, por exemplo, em tecnologia híbrida, projeto aerodinâmico eficiente em combustível, ou atendendo a norma de emissões Euro VI, a partir de 2013.
O mesmo se aplica a motores diesel de grande diâmetro. A MAN aqui também utiliza pesquisa de ponta para atender as exigências mais rigorosas para transporte marinho. Adicionalmente, a área de negócios de Engenharia de Energia pode combinar uma variedade de tecnologias chaves e oferecê-las de uma única fonte, por exemplo, motores de duplo combustível, motores com recuperação de gás de exaustão e calor residual, bem como compressores altamente eficientes e unidades de engrenagem de energia eólica.
A MAN também contribuirá com habilidades de engenharia e experiência em mercados internacionais para sua futura parceria com a VW e a Scania. Isto introduzirá um novo capítulo na longa história da MAN. No futuro, exploraremos ativamente as oportunidades resultantes.
Nosso desempenho positivo já está hoje evidente. Podemos aumentar a perspectiva para o ano fiscal de 2011 que emitimos no 1º trimestre. Esperamos um crescimento de receita para o ano todo de 10 a 15%, e um retorno sobre vendas que será ligeiramente maior que nossa meta de média a longo prazo de 8,5%.

Dr.-Ing. Georg Pachta-Reyhofen
CEO da MAN SE


Comunicação
MAN Latin America


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